A Flip surgiu de um desejo difícil: promover em Paraty, cidade distante das capitais, uma experiência de encontro permeada pelas artes. Desde 2003, quando estreou em um espaço improvisado com pouco mais que vinte autores convidados, a Flip se conectou intimamente ao território que a recebeu. Pioneira em ocupar os espaços públicos com cultura, a Flip é um momento importante para o debate de ideias e um ponto de encontro de toda a diversidade ? o F, afinal, é de festa.
Cada edição presta homenagem a um autor brasileiro e reúne um vigoroso time de escritores, de diferentes origens e perspectivas, para se encontrar com o público em Paraty. É a dimensão do encontro que norteia as muitas linguagens empenhadas na construção de cada Flip: arquitetura, design, cenografia, urbanismo.
Edição: 18º
Formato: OnLine
Data: de 3 a 6 de dezembro de 2020
A Flip - Festa Literária Internacional de Paraty anuncia a realização de sua 18ª edição, que acontecerá de 3 a 6 de dezembro de 2020, em formato virtual, pelas redes sociais, devido à pandemia do coronavírus. A programação será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais da Festa, além de vídeos gravados, eventos paralelos e programações de parceiros. Para as mesas ao vivo, já estão confirmadas as presenças de autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (Londres, 1959 - vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana (Cali - Colômbia 1972) e o brasileiro Itamar Vieira Junior (Salvador-BA, 1979).